Relâmpago
- É a manifestação luminosa que acompanha as descargas elétricas naturais verificadas entre duas nuvens, entre uma nuvem e o solo, entre partes de uma mesma nuvem ou entre uma nuvem e o ar límpido.
- Trovão
- É um subproduto do raio. Ao longo da trajetória do raio, através da coluna de ar com diâmetro de poucos centímetros, ocorre uma expansão brusca do ar sobreaquecido da coluna que origina uma onda de choque que dá origem a ruído característico.
- Campo Elétrico
- É uma grandeza gerada por cargas elétricas, em movimento ou não, em uma região ou objeto, que interagem entre si, resultando numa energização dinâmica ou estática respectivamente. As cargas em movimento é que formam um fluxo de fornecimento de energia conduzida num dado circuito elétrico.
Dielétrico
Substância que não conduz corrente elétrica: transmite efeitos elétricos por indução, mas não por condução.Pára-raio
Haste colocada no ponto mais alto de uma edificação, ligada a um fio que segue até outra haste colocada no interior do solo, com a função de conduzir os raios de forma segura, protegendo a estrutura da edificação. Não protege os equipamentos eletro-eletrônicos existentes em suas proximidades, porque durante a transferência da corrente entre as duas hastes sobra uma corrente eletrostática com tensão e corrente suficientes para danificar os equipamentos. A área de proteção de um pára-raio forma um cone desde seu ponto mais alto até o solo, com abertura de 127 graus. Assim, o pára-raios protege uma área no solo correspondente a um círculo cujo diâmetro é quatro vezes a altura da ponta superior desse pára-raios.
Interação de cargas elétricas que formam um raio.
Distribuição da ocorrência de descargas elétrica no planeta.
Interação de cargas elétricas que formam um raio.
Distribuição da ocorrência de descargas elétrica no planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário